|
Domingos Orestes Chiomento, presidente do CRC SP; Nelson Carvalho, membro do Isar; Tatiana Krylova, representante do Unctad; Ana María, presidente do Ibracon; e Guillermo Braunbeck, membro da Fipecafi. |
|
O plenário do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) sediou, no dia 10 de maio de 2011, uma importante sessão plenária do Isar (Intergovermmental Working Group of Experts on International Standards - Grupo de Trabalho Intergovernamental de Especialistas das Normas Internacionais de Contabilidade e Relatórios), que reuniu 25 representantes de renomadas entidades nacionais e internacionais ligadas à Contabilidade e Auditoria. O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil esteve representado pela presidente Nacional, Ana María Elorrieta.
Em pauta, foram discutidos assuntos que serão apresentados no 28ª sessão do Isar, que acontecerá em outubro, na Suíça. O grupo, que se reúne há 27 anos para discutir temas relacionados à transparência de informações financeiras das empresas, é integrante da Unctad (United Nations Conference on Trade and Development - Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento).
O membro do Isar/Unctad/ONU e professor da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), Nelson Carvalho, explicou que o propósito dessa reunião foi discutir uma matriz baseada em pilares da Contabilidade visando atingir, em cada país, a excelência na geração de relatórios financeiros empresarias de qualidade.
Para Ana María Elorrieta, presidente Nacional do Ibracon é preciso elevar o nível e a prática da profissão. “Por isso, o Instituto busca participar desses eventos e contribuir com sugestões e decisões que envolvem o futuro dos Auditores, para sanar e atender suas necessidades” – disse ela.
Dos tópicos mencionados na sessão, o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento, destacou os referentes à demanda e a oferta de trabalho para Contadores e Auditores e a importância de treinamento e incentivos para reter esses profissionais. “Os profissionais da Contabilidade precisam aproveitar esse momento. O Brasil está vivendo uma fase de desenvolvimento no setor econômico e precisamos de talentos humanos treinados para adoção dos padrões contábeis e preparados para atuar com comprometimento no mercado de trabalho”.
O segundo encontro do Isar acontecerá na África do Sul e o terceiro, no Vietnã. Ao final, será levado para o plenário de Genebra um questionário depurado que será apresentado para cerca de 350 pessoas, representantes dos 100 países. Se este documento for aprovado, cada país terá um referencial para fazer uma avaliação sobre a sua capacidade nacional de preparar relatórios financeiros de qualidade.
Fonte: Comunicação do CRC-SP
Matéria constante no site do IBRACON:
http://www.ibracon.com.br/noticias/destaque.asp?identificador=4091
Depois de tanta inovação no cenário mercadológico e no escopo da contabilidade nacional, a figura contador começa ser mais visivel na forma real de sua profissão. O contador passa a ser o indivíduo que corrobora com a organização participando de informações de cunho patrimonial financeiro e economico/administrativo.
ResponderExcluirTanto a contabilidade interna quanto a externa passa ter papel fundamental nos tramites empresarias. Ao se selecionar um contador hoje é preciso levar em consideração sua ética profissional e seu conhecimento. A hora de nossa profissão chegou...quer dizer a muito tempo estamos vivendo, o que agente precisa é reconhecer o nosso momento e nossa capacidade.
Lembrem-se somos homens de negócios!!!!
Concordo plenamente com Fernando Paixão e considero que suas observações sobre a ética e a capacidade/conhecimento do contador, já é uma efetiva realidade aplicada pelas empresas em geral.
ResponderExcluir