Empreender é uma arte que requer coragem,
determinação, conhecimento, habilidades e muita pertinácia, visto ser algo que
dispõe em si mesmo de uma quantidade considerável de riscos. Portanto, ao
empreendedor é exigido um alto grau de reflexão e estudo detalhado de diversos pontos, a fim de serem evitados futuros insucessos.
Rogério Chér, em seu livro A Gerência das pequenas e médias empresas:
O que
saber para administrá-las, (2002 : 51-52) cita quinze variáveis que deverão
ser observadas na abertura de negócio:
Sazonalidade;
Perfil
do mercado consumidor;
Perfil
dos principais fornecedores;
Grau
de influência de decisões governamentais;
Perfil
da concorrência;
Participação
de mercado;
Políticas
mercadológicas da concorrência;
Políticas
de preços;
Prazos
de pagamentos;
Políticas
de créditos e financiamentos;
Estrutura
administrativa da concorrência;
Estrutura
de vendas da concorrência;
Técnicas
de operação e produção da concorrência;
Necessidade
do mercado consumidor;
Políticas
de garantia, assistência técnica.
No entanto, a fim de melhor
consubstanciar este assunto, com maiores, atuais e embasadas posições, sugiro a
leitura abaixo da matéria publicada hoje no Jornal Contábil – on-line, que teve como fonte a revista Exame. Confirmem:
As
habilidades que todo empreendedor deve ter
Ter uma boa ideia e paixão
pelo negócio não bastam para que você seja um empreendedor de sucesso. Para
Fernando Campos, investidor-anjo e gestor da Devise, dominar técnicas de gestão
de negócios é a habilidade que ele mais sente falta nos empreendedores brasileiros.
“Você
pode ter capacidade técnica, domínio de conhecimento e ótimas ideias, mas
também é preciso ter visão de negócios, saber gerir e liderar pessoas”,
afirma.
Edison Kalaf, professor de
inovação e empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP), conta que o
essencial é acreditar no negócio e se dedicar. “É o trabalho que importa, não
basta só investir”, diz.
Com a ajuda de Campos, Kalaf
e Rose Mary Lopes, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da ESPM,
Exame.com listou algumas habilidades indispensáveis para ser um empreendedor de
sucesso.
Ser
determinado
Por mais que uma pessoa
tenha cursos e certificados, dificilmente acertará seu negócio de primeira. “Tem
que ser persistente usando a razão, pois alguns empreendedores se apaixonam pela
ideia e não conseguem enxergar além disso”, explica Kalaf.
Para Campos, o empreendedor
não pode desistir por qualquer barreira. “É preciso ter essa energia para, por
exemplo, ligar para amigos e pedir indicações e também para bater na porta de
clientes”, afirma. “Um empreendedor tem que matar vários leões
por dia, mas tem que ter claro quais são os seus objetivos para poder casar com
as oportunidades que surgirem”, explica Rose.
Dominar
técnicas de gestão
Contabilidade, recursos
humanos e áreas de suporte ao negócio exigem conhecimento formal. Mesmo em uma
empresa muito pequena é preciso identificar em quais áreas ele precisa de ajuda
e gerir. “Uma boa forma de aprender é frequentar competições de startups, quem
ganha fala de seus negócios e conta como se prepara”, explica Campos.
Kalaf conta que o
empreendedor precisa assumir que não é genial para tudo. “Improvisação em geral dá certo,
mas não dá para improvisar sempre”, afirma. Para Rose, não é um
aprendizado fácil: um empreendedor tem que aprender a demitir pessoas, por
exemplo.
Manter-se
informado
Para os especialistas, além
da importância de se atualizar sobre o mercado em que atua, é preciso estar
atento também com o que está acontecendo dentro de sua empresa. “Verifique
se há insatisfações. Você pode não estar canalizando talentos adequadamente”,
explica Rose.
“De nada adianta entrar em
um negócio em que pouco se entende. Naturalmente que o empreendedor não precisa
ter anos de experiência em um determinado segmento para poder empreender, mas
ele deverá no mínimo fazer um belo dever de casa estudando tudo o que puder
sobre o tema antes de se aventurar”, explica Campos.
Além disso, é bom o
empreendedor circular em eventos de outros setores e trocar informações com
pessoas de seu segmento.
Saber
ouvir
“Muita gente acha que tem
essa capacidade, mas alguns empreendedores têm uma postura muito confiante e
não estão dispostos a ouvir opiniões que podem lhe ajudar e ajudar seus
negócios”, afirma Campos. Ele explica que um
empreendedor precisa, sim, ser confiante, mas precisa aceitar que algumas vezes
ele pode estar errado. “Alguns fingem que sabem ouvir, mas depois
acabam ignorando ou abandonando tudo que você falou“, diz.
Saber
se comunicar
Kalaf diz que todo
empreendedor precisa saber vender suas ideias e produtos bem. “Ele
tem que ser capaz de comunicar a sua visão de negócios e valores para outros e
conseguir inspirar as pessoas com quem trabalha”, explica. Essa
habilidade o tornará líder para conseguir apoio para suas ideias e incentivará
inovação.
Ter
autocrítica
O empreendedor precisa se
conhecer bem para identificar quais são os seus pontos fortes e fracos.
“Caso contrário, ele pode extrapolar no otimismo, na sua vontade de achar que
pode dar tudo certo e que pode fazer tudo sozinho”, afirma.
Ela explica que muitos
empreendedores não conseguem perceber alguns sinais de alerta, como de que
precisam de um parceiro que seja experiente em uma área que ele não domina.
Publicada em Jornal Contábil - edição on-line
Fonte: Exame
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